terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

,
Pouco mais de um mês que passou do anuncio de mais uma edição do MSXdev’21 e já começam a aparecer os primeiros jogos. A primeira entrada é da Holanda e é produzida pelo Raymond van Hoorn (a.k.a. ray2day) para o sistema MSX1.

O jogo chama-se Tool Blocks é do género Puzzle/Plataformas, com uns gráficos bem interessantes e "fofinhos" e para quem o experimentar vai sentir que a dificuldade vai aumentando conforme vamos progredindo no jogo. O objectivo é encontrar a chave e ir até a porta de saída para avançar para o próximo nível.
Sistema: MSX1
Gênero: Puzzle / Plataforma
Autor: Raymond van Hoorn (ray2day MSX Software)
Tamanho do jogo: 16 kB
Requisitos da RAM:8 kB

Para quem quiser conhecer um pouco mais o Raymond basta seguirem o link (http://www.raymondmsx.nl/) para a sua página pessoal,

,
Uma excelente notícia para quem gosta de programar no MSX. O espanhol José Luis Tur disponibilizou publicamente o MSX AGD Suite, um conjunto de programas para converter, compilar e executar os jogos que foram criados e programados com o software AGD (Arcade Game Designer), da autoria deJonathan Cauldwell.

Este AGD está disponível para ZX Spectrum e Amstrad CPC e permite a criação de jogos tipo arcade de forma fácil e simples. Segundo o seu autor, com um pouco de prática podem-se obter resultados bastante interessantes e que não ficam nada atrás das produções profissionais dos anos 80.

Agora, graças a José Luis é possével converter para o MSX o código fonte dos jogos criados para ZX Spectrum com o AGD (mais de 200 títulos) de forma completamente funcional a 100%. Para fazer isso, é necessário iniciar a partir do código-fonte ZX Spectrum do jogo ou enviá-lo para um editor multiplataforma (disponível apenas para Windows).

Para os que gostam mais da informação técnica deixamos aqui alguns detalhes interessantes do projecto:
- Suporte para MSX1.
- Jogabilidade suave (50 fps).
- 32 sprites de hardware completos disponíveis.
- Rotina cintilante de Sprite.
- Suporte completo para PSG: reprodutores PT3 e ayFX integrados.
- Gera distribuições baseadas em RAM (usa imagens de disquete) e arquivos de cartucho (arquivos ROM de 16KB/32KB).
- Alta compatibilidade com os projetos AGD já existentes.

Se quiserem aventurar-se em programar alguma coisa, basta seguirem o link e aqui tem toda a informação que precisam.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

,
Já são conhecidos os resultados do MSX GotY 2020, organizado por MSXBlog.es (https://www.msxblog.es/). A lista foi divulgada esta sexta-feira (dia 5) e o vencedor do jogo MSX do ano de 2020 com um totaç de 104 votos, foi a adaptação para MSX do clássico da Capcom Ghosts’n Goblins. Nos dois lugares seguintes ficaram The Menace de Triton (vencedor da MSXdev’20), da autoria de Santiago Ontañón, e SHMUP! Kai, de Imanok.

Podemos ver então a tabela classificativa dos vinte lugares que participaram nesta edição.

Enquanto em Portugal não aparecem jogos nesta plataforma que tanto gostamos, o nosso país irmão, o Brasil continua a dar cartas e teve dois jogos nos dez primeiros lugares. Em oitavo lugar ficou o jogo da autoria Fabio Ritter, Endurance e logo na posição abaixo tivemos o puzzle de estilo plataformas Yazzie MSX Remastered, criado por Retro Souls + FRS.

O MSXRETROGAMING felicita Ritter e FRS! na esperança que cada vez façam mais e melhores jogos e esperar quem sabe se numa futura edição do MSX GOTY não apareça um jogo feito totalmente em Portugal.

Follow Us @soratemplates