segunda-feira, 22 de março de 2021

,
Hoje numa conversa com o Paulo Silva (a.k.a. Nitrofurano) e que podem ler a entrevista aqui no blog enviou-me um link de um canal de youtube que promete fazer as delícias dos fãs do MSX e em especial para todos aqueles que sonham um dia fazer o seu próprio jogo.

O canal de youtube pertence ao Renato Murta, um produtor de media digital e que promete trazer bastante conteúdo dedicado ao MSX em especial dicas e ajudas para programação nesta linguagem. O primeiro vídeo já pode ser visto e é sobre o controlo do Joystick e como programá-lo em Basic para MSX.

O canal de youtube do Renato Murta é este por isso façam o favor de subscrevê-lo. Nós aqui no blogue prometemos muito em breve uma entrevista a este entusiasta do MSX há mais de 40 anos.

,
Quem segue as notícias do mundo do MSX e em especial dos jogos com estética anime/magá ou rpg sabe que há uns anos atrás esta em desenvolvimento o jogo LOSTWORD Episode1 ~ 蘇える忌みし言の葉 ~ , que poderíamos traduzir como "revivendo as palavras malignas".

Este era um jogo do estilo J-RPG para o MSX turbo R. Era não, é... A boa notícia é que a Rabbit Soft Worker's lançou recentemente este jogo no site BOOTH pelo preço de ¥ 2.500, aproximadamente de 20€.

A mecânica do jogo consiste em explorar cada zona do mapa e lutar contra diversos inimigos num combate corpo-a-corpo. O objetivo é derrotar as bruxas e obter o livro LOSTWORD. Para quem não domina a língua japonesa, o jogo também está disponível no idioma inglês.

Deixamos um vídeo para verem o aspecto do jogo:


Podem também aceder ao seite oficial da softhouse em http://targetarea.webcrow.jp/ ou então visitarem e subscreverem o canal de youtube.

segunda-feira, 1 de março de 2021

,

Esta de certeza é uma notícia que agradará a todos os fãs do MSX e em especial a quem jogos nos idos anos 80 e 90 jogos da editora Parallax do holandês Cas Cremers. Jogos como Blade Lords ou Akin são a partir de hoje disponibilizados em formato freeware.

A Parallax teve o seu grande auge na década de 90, quando na altura produzia jogos de elevada qualidade e com bastante originalidade. A lista de jogos que vão passar para domínio freeware são os seguintes: Vectron (1989), ARC (1990), Magnar (1992), Black Cyclon (1993), Blade Lords (1994) e Akin (1995).
Outra boa notícia é que os títulos da Parallax podem agora ser livremente copiados e distribuídos por quem os adquiriu na época. Para mais informações podem aceder ao site da Parallax em: http://www.shape9.nl/parallax/

Follow Us @soratemplates